Um Registro Necessário

Quando uma escolha eleitoral de grupo acontece é perfeitamente compreensível que haja disputa de interesses e manifestações de apoio e resistências contrárias. O deputado Comte Bittencourt, retirou-se da corrida eleitoral para prefeito de Niterói por compreender que o estabelecimento de uma disputa dentro do mesmo grupo, embora formado por partidos diferentes, não traria para cidade nenhuma vantagem e se correria o risco do esfacelamento das relações entre líderes onde o grande perdedor seria o povo da cidade. Comte agiu com extrema elegância e desprendimento, dando um exemplo incontestável de cidadania madura, percepção política agregadora e de controle e afirmação da sua liderança. Agiu como um estadista e um respeitável magistrado. Deste episódio se extrai uma certeza: todas as decisões e articulações políticas da cidade de Niterói passaram por ele. Ninguém, absolutamente, tem a sua capacidade de agregar contrários, avalizar acordos e gozar da confiança de líderes políticos, empresários, intelectuais e lideranças comunitárias, ainda que de tendências diversas.

É claro, que quando se tem o perfil de gestor, onde é preciso ajustar, cortar custos, exigir tarefas e não transgredir diante dos ociosos causa resistências e oposições. Durante os últimos meses, quando assumiu a secretaria de Governo da Prefeitura, arrumou a casa. Mas, desagradou a “uns poucos” que sentiram os seus interesses ameaçados ou postos em ordem. Uma determinação apenas republicana e sem favorecimentos. Esta postura e incômoda e não é absolutamente confortável e nem simpática eleitoralmente, em níveis periféricos e internos.

Pois é... Era necessário ser enérgico e eficiente, embora causasse insatisfações.

O deputado Felipe Peixoto vem das bases do partido do prefeito, o PDT, embora não seja inteiramente alinhado ou pertencente ao mesmo grupo. É um jovem de muito futuro e traz a marca da seriedade em suas ações. É um homem de bem, isto ninguém pode por em dúvida. Enfrentará dificuldades inerentes a posição que ocupa e a experiência e articulação de um Comte Bittencourt será inteiramente benéfica, para não dizer, indispensável. Comte, ao longo de todo este tempo que caminhou apoiando o prefeito Jorge Roberto Silveira, deu provas de lealdade incontestável e de agregar valor em todas as suas ações.

Nestes aproximados mais trinta anos que conheço o deputado Comte Bittencourt, estivemos muitas vezes em lados opostos ou divergimos sobre um ou outro assunto. Entretanto, apesar de posições contrárias, sempre se portou como um verdadeiro homem da democracia. Muito elegante, respeitou e conduziu os fatos como um grande diplomata, um homem de ideias e no campo das ideias perpetrou as suas lutas.

O que mais admiro no Comte Bittencourt é a sua seriedade nos tratos feitos. Quando trata, cumpre e quando não é viável diz não seguramente, sem jamais ter sido escapista, adiador ou escorregadio. A arte da política é árdua e limítrofe em tudo. Basta um mero descuido e tudo pode se perder. Ele sempre foi muito cuidadoso, ciente dos riscos e curvas inesperadas que a vida pública impõe.  Ser um bom político é ter um lado a defender, uma posição a ocupar e cumprir.

Comte é um exemplo de como ser um bom político.

Rua Cônsul Francisco Cruz, 3 - Centro - Niterói/RJ

2019 | Design By Stilo