Tão Semelhantes

Um grupo de pouco mais que cem advogados de 19 Estados entrou na Justiça pedindo o Impeachment do presidente da Ordem dos Advogados do Brasil Felipe Santa Cruz. As alegações são de Abuso de Autoridade e Desvio de Finalidade. Santa Cruz já vem sofrendo desgaste por declarações de cunho pessoal, onde muitos advogados se ressentem por não partilharem da mesma opinião, principalmente com viés ideológico. Eles alegam que cada um pode ter a ideologia que quiser, embora não possa usar o cargo que ocupa para este fim, pois representa uma classe, e é impróprio impor suas predileções e intenções ideológicas. Santa Cruz já se declarou um “militante”, e é clara a sua posição de esquerda.

Este grupo considera que a atuação do presidente não representa a classe e que ele por razões ideológicas entra em conflitos usando a instituição como referência e um potencial escudo de proteção.


O juiz Bruno Anderson da Silva, substituto da 3ª Vara Federal da SJDF, indeferiu a ação considerando que um grupo de advogados não representa a maioria absoluta da classe. Esta negativa do juiz, não significa que outras ações não virão futuramente.

Um advogado amigo fez ainda uma ponderação interessante, perguntando-me: o que diferencia Felipe Santa Cruz de Jair Bolsonaro? Respondi que naturalmente a posição ideológica. Estão diametralmente opostos. Mas, aceitei o raciocínio sobre as semelhanças. Ambos são autoritários, radicais, e não admitem contestação das suas atuações. Santa Cruz advoga em causa própria usando a instituição para um projeto de vingança contra a direita, tentando resolver seus recalques pessoais, pela história política do seu pai, militante de grupos radicais armados, e acabou desaparecido, e certamente morto, na época da ditadura. Santa Cruz ficou ainda mais enfurecido quando Bolsonaro insinuou que seu pai teria sido morto pelos próprios companheiros do grupo por ser um traidor. A reação de Santa Cruz se estendeu em ódio, espuma e desgaste, usando qualquer motivação para atacar Bolsonaro. Virou briga pessoal.

Os advogados alegam que esse ímpeto vingativo costuma fazê-lo perder a noção de limites, e em suas investidas assume posições contrárias aos estatutos da instituição, o que se caracteriza como desvio de finalidade.

Bolsonaro por sua vez, desconhece funções e prerrogativas de órgão de Estado, que não é a mesma coisa que órgão de Governo, a exemplo da Polícia Federal. Quem deve manter o presidente informado sobre o país é a ABIN, que é um órgão de informação do Governo. Qualquer interferência da PF é ilegal, o que não cabe no raciocínio do presidente que considera que tudo pode e manda em tudo. O fato de indicar um dirigente da “sua confiança” para a PF já caracteriza desvio de finalidade, abuso de autoridade...

Bolsonaro quer defender seus filhos. Santa Cruz quer defender a sua vingança. Daí, as semelhanças entre Santa Cruz e Bolsonaro se cristalizam. Somente a hipótese de semelhanças vai irritar muito o Santa Cruz.

A alegação defensiva da esquerda, não admitindo comparações, é que se intitulam “democratas”, e se contorcem quando alguém os acusa de sectários, reacionários, totalitários e antidemocráticos. Eles, num delírio comum, acham que somente os “reacionários da direita espúria”, são capazes de atitudes tão baixas. A esquerda se acha charmosa, magnânima e eleita por Deuses do Olimpo como os melhores, mais intelectuais, sensíveis, românticos e donos da verdade e do saber; embora uma expressiva maioria apenas possua conhecimento raso da história, de assuntos gerais e nem suportam e nem sustentam uma discussão inteligente e culta. Encerram a conversa com frases feitas e reativas, desqualificando o opositor. Afinal, ser de esquerda é ser perfeito. Tão perfeito que não admitem outro pensamento e que não seja o seu. Conheço muitos fracassados profissionais que para justificar a sua incapacidade de sucesso e conquista de situação financeira mais confortável, se dizem de esquerda e “odeiam o capitalismo”. Refugiam suas frustrações e inveja na capa consoladora do ativista pobre, como se justificasse o “fracasso pela causa”.

Semelhanças, semelhanças... Que há de se fazer? Misturado no caldeirão das vertigens e desatinos são tão iguais.

Rua Cônsul Francisco Cruz, 3 - Centro - Niterói/RJ

2019 | Design By Stilo