Socorro...! Bicicletas!

A prefeitura de Niterói precisa tomar uma medida urgente para colocar ordem no trânsito de bicicletas no Centro da cidade. Quando o sinal fecha para os carros deveria fechar também para os ciclistas. Como eles estão na tal da “ciclovia”, consideram um via inteiramente livre e irresponsável.

Estava atravessando na faixa, com o sinal fechado e os carros devidamente parados, quando quase fui atropelado por uma bicicleta. Poderia ter sido pior se eu não tivesse visto em tempo. Ainda sim tomei um esbarrão que quase me derrubou; e ainda fui criticado pelo ciclista, que se achando com toda razão, me mandou “olhar por onde anda.”

Não existe código de trânsito para bicicletas, pelo menos que eu saiba. Mas, existem regras mínimas de urbanidade e bom senso, para não dizer de educação doméstica, que garanta o ir e vir com segurança de todos. Isso os inclui, pois se atropelarem um pedestre vão responder judicialmente pelo mal feito.

O correto será colocar sinais de trânsito sincronizados nas laterais, na altura do olhar dos ciclistas. Fechou para os carros, fecha também para os ciclistas. Além de uma campanha de comunicação para esclarecimento desta turma, que pelo visto carece de informações adequadas ao uso de bicicletas.


Rua Cônsul Francisco Cruz, 3 - Centro - Niterói/RJ

2019 | Design By Stilo