Setembro Amarelo

O Setembro Amarelo é o mês dedicado à prevenção do suicídio. No dia 10 se comemora o dia mundial de prevenção do suicídio. No Brasil a campanha teve início em 2015, visando conscientizar as pessoas sobre a prática do suicídio e como evitá-lo.

De acordo com o Ministério da Saúde o Brasil registrou 106.374 mortes por suicídio entre 2007 e 2016. A taxa brasileira de suicídio chegou a 5,8 por 100 mil habitantes em 2016 e tende a crescer. Segundo a (OMS) Organização Mundial da Saúde o suicídio provoca a morte de uma pessoa a cada 40 segundos no mundo.

No mês da prevenção ao suicídio, a UFF proveu nos dias 09 e 10 de setembro, o II Simpósio Setembro Amarelo, que teve como tema "Construindo Caminhos", no Auditório do Núcleo de Estudos em Biomassa e Gerenciamento de Água. Foram abordados temas pertinentes a Saúde Mental e todos os fatores desencadeantes para o risco de adoecimento mental (ansiedade, estresse, burnout e depressão) e do suicídio.

Muitas vezes problemas psíquicos caminham com problemas físicos. A angústia, o quadro de ansiedade, são dores comparáveis a dor física. É importante a conscientização e incentivar às pessoas a compreenderem que ninguém escolhe estar por muito tempo em uma situação incômoda. É fundamental a paciência, o respeito, a empatia e a escuta.

Rua Cônsul Francisco Cruz, 3 - Centro - Niterói/RJ

2019 | Design By Stilo