Robôs Humanoides

Robôs com aparência e movimentos parecidos com os dos humanos são figurinhas fáceis na cultura popular. Dos romances robóticos de Isaac Asimov aos "Vingadores: A Era de Ultron" — parece que, no imaginário, robôs aparecem cada vez mais como seres sensíveis, donos de uma consciência quase humana. Mas, será que a perspectiva dos robôs se tornarem quase indistinguíveis dos humanos é mesmo desejável e realista?

Segundo Ben Goertzel, que programou a inteligência artificial de Sophia, os robôs devem ser parecidos com humanos para ajudar a "quebrar desconfianças e reservas que as pessoas possam ter" e existirão porque as pessoas gostam, preferindo dar ordens ou reclamar de seu parceiro com um robô humanoide do que com um Roomba [robô aspirador de pó].

Entretanto, muitos desenvolvedores de robôs discordam dessa abordagem. Dor Skuler, co-fundador e executivo da IntuitionRobotics, opõe-se fortemente a produção de robôs que se parecem com humanos. Sua empresa fabrica a ElliQ, uma pequena robô socializadora para idosos criada para combater a solidão. Ela é capaz de falar e responder perguntas, mas constantemente lembra os usuários de que estão diante de uma máquina, não de um ser humano.


Atualmente, a IntuitionRobotics colabora com o Instituto de Pesquisas Toyota para desenvolver um agente interno que funcione como uma companhia digital no automóvel. O objetivo é aumentar a segurança de motoristas e passageiros, detectando e compreendendo emoções nas palavras.

De fato a robótica chegou e já conquistou um espaço merecido na humanidade, negar isso é impossível. O que anos atrás era um sonho, hoje se torna possível graças às inovações trazidas pela inserção das maquinas na produção de bens de consumo. Agora a robótica pode ser usada para auxiliar a humanidade mais profundamente em seu cotidiano. Quanto à aparência que o “acompanhante” robô terá não importa muito, visto que o que deve ser levado em conta é o motivo pelo qual a máquina foi inserida naquela realidade.


Rua Cônsul Francisco Cruz, 3 - Centro - Niterói/RJ

2019 | Design By Stilo