Refazendo Perspectivas


Com muita surpresa e dor perdemos uma tia de mais de oitenta anos, mas, saudável e ativa, que sofreu uma queda batendo a cabeça e foi levada ao hospital para exame. Os médicos aconselharam a internação para observação. No dia seguinte apareceu uma febre que evoluiu rapidamente, Era uma contaminação hospitalar do Corona Vírus. Faleceu 12 dias depois. Foi desolador e tudo muito rápido.

Atônitos, os filhos voltaram ao apartamento que ela morava sozinha, e descobriram nos muitos armários, uma imensa quantidade de “tudo”. Centenas de panos de pratos, nunca usados; lençóis, edredons, louças e talheres, e principalmente sabonetes, colônias e perfumes importados. Tudo intacto nas embalagens. O curioso era existência de muitos “presentes”, para todo tipo de pessoas e idades. Ela gostava de presentear amigas, filhas, sobrinhos e netos.

Acompanhei esta maratona de revisão, até para apoiar minhas primas, e fiquei também impactada com o que vi. Daria para montar uma pequena loja de variedades e presentes.

Ficou em mim a reflexão: a tia era uma pessoa muito boa, gentil e afetuosa com todos, o que justifica a quantidade de presentes para oferecer. Mas, numa síntese prática, mostrou-se uma acumuladora contumaz.

E a reflexão que fiz está ecoando na minha cabeça: Para que tanta coisa guardada e sem utilidade prática? Lembrei da minha falecida mãe que tinha jogos de louças para cada ocasião. Morreu sem usar todas, que foram parar nas mãos de noras que nunca deram o mínimo valor ou importância para aquelas “porcelanas inglesas”.

Daí, meus amigos, fica a sugestão: “a vida foi feita para ser vivida nos mínimos detalhes. Tudo, absolutamente tudo, deve ser usado e aproveitado na sua integra utilidade. Quando partimos, principalmente de forma repentina, nossos pertences ficam tão perdidos como quem os encontra em inesperada situação. O lema deve ser, viver e aproveitar como se fosse o último momento. O Convid 19 vai passar, como todos nós, assim com passou a querida tia e os entes queridos de tanta gente

Rua Cônsul Francisco Cruz, 3 - Centro - Niterói/RJ

2019 | Design By Stilo