Publicidade em Games

Falando da publicidade, alguns amam, outros não dão atenção e ainda há aqueles que não a suportam...

Por definição publicidade é o ato ou efeito de tornar público um determinado produto afim de que ele seja consumido, ou ainda, a arte de convencer, persuadir e seduzir. Foi uma ferramenta muito usada pela igreja nos primórdios do cristianismo para a propagação da fé, mais tarde pela burguesia no comércio de bens e serviços e atualmente é usada pelos conglomerados na popularização do “status quo”, o modo como as pessoas devem ser e agir.

A publicidade acompanhou a evolução humana e o surgimento das tecnologias, principalmente as de comunicação, e as usando como mídias comerciais. Foi assim com o rádio, o cinema e TV. Quando o videogame, surgiu trouxe uma mídia completamente inovadora para um mercado massivo, repleto de marcas por todos os lados, onde cada uma tem apenas alguns segundos da atenção de seus futuros consumidores. Já com o videogame é tudo diferente, pois os “gamers” dedicam horas dos seus dias aos jogos e a toda influência que estes têm em sua vida. Basicamente existem duas formas de utilizar os games como mídia publicitária: nos “advergames” e “in-game advertising”. Os “advergames” são jogos feitos para divulgar a marca, assim todo o conteúdo gira em torno da imagem do produto, bem ou serviço. São geralmente encontrados na internet e costumam ser fáceis e curtos. O precursor foi o game “pepsi invaders” um jogo criado pela coca cola para o console Atari em 1980.

“In-game advertising” é o nome da publicidade inserida no contexto do jogo, ou seja, os anúncios fazem parte do universo do game, fazendo parte do conteúdo. É o caso de produtos do mundo real que podem ser utilizados dentro dos games. No game Guitar Hero, por exemplo, em que os músicos usam instrumentos com marcas verdadeiras. Já em The Sims 2, foram lançados dois pacotes de objetos: H&M (loja de roupas) e Ikea (Móveis). Ambas são lojas que existem de verdade.

Esse tipo de publicidade é muito diferente do “tradicional” e acabam por conquistar e atrair um público cada vez maior e mais interativo. Até a próxima...

Rua Cônsul Francisco Cruz, 3 - Centro - Niterói/RJ

2019 | Design By Stilo