Prontos Pro Tapete Vermelho?

Na última terça-feira, dia 24 de janeiro, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood anunciou a lista completa com os indicados ao Oscar 2012. A premiação tem indicados de peso e muitos veteranos na corrida pela estatueta.

No quesito mais disputado, o de Melhor Filme, nove produções vão brigar pela predileção da Academia. E, este ano, cinco destes concorrentes têm a chance de arrematar também a Estatueta de Melhor Direção. São eles: "Meia Noite em Paris", de Woody Allen (em DVD nas locadoras); "A Árvore da Vida", de Terrence Malick (em DVD nas locadoras); "O Artista", de Michel Hazanavicius (lançamento previsto para 10 de fevereiro); "Os Descendentes", de Alexander Payne (lançamento previsto para 27 de janeiro); e "A Invenção de Hugo Cabret", de Martin Scorsese (lançamento previsto para 17 de fevereiro). As outras quatro produções na corrida pelo prêmio máximo são: "Cavalo de Guerra", de Steven Spielberg (em cartaz nos cinemas); "Histórias Cruzadas", de Tate Taylor (lançamento previsto para 3 de fevereiro); "O Homem que Mudou o Jogo – Moneyball", de Bennett Miller (lançamento previsto para 17 de fevereiro); e "Tão Forte e tão Perto", de Stephen Daldry (lançamento previsto para 2 de março).

Cabe aqui ressaltar alguns “números” importantes do Oscar 2012. O líder de indicações foi "A Invenção de Hugo Cabret", que concorre a 11 troféus. O filme conta a história de um menino órfão que vive escondido dentro de uma estação de trem de Paris e deseja descobrir o motivo pelo qual perdeu seu pai. Porém, durante sua busca, ele acaba em uma missão: a de consertar não apenas máquinas, mas, principalmente, humanos e suas emoções. O roteiro tem previsíveis resultados e a história é repleta de mensagens óbvias e clichês batidos. Porém, a película encanta pela excelente direção de Scorsese – que prova toda sua versatilidade, em construir um filme que tem pouco ou nada a ver com a filmografia –, pela fotografia perfeita e pela direção de arte deslumbrante. Além disso, chama também atenção o francês "O Artista", filme mudo e em preto e branco, que vem na sequência com 10 indicações. Além do longa-metragem "O Homem que Mudou o Jogo – Moneyball ", que concorre à seis categorias.

E uma curiosidade para o cinema nacional: apesar de termos ficado fora da corrida pelo Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, Sergio Mendes e Carlinhos Brown concorrem ao prêmio de Melhor Canção Original com "Real in Rio" – letra de Siedah Garrett – música tema da animação "Rio", de Carlos Saldanha. Vamos disputar pela estatueta com a canção "Man or Muppet", de "Os Muppets", que tem música e letra de Bret McKenzie.

Outros fatos interessantes a serem destacados estão nas categorias de Trilha Sonora Original e Melhor Atriz. O compositor norte-americano John Williams – responsável, simplesmente, pelas trilhas sonoras de filmes como "Jurassic Park", "Tubarão", "A Lista de Schindler", "E.T.", "Star Wars", “Indiana Jones", "Harry Potter", entre outros – concorre à estatueta de Trilha Sonora Original por dois filmes em 2012: "As aventura de Tintim" e "Cavalo de Guerra", ambos os filmes dirigidos por Steven Spielberg. Aliais, a parceria entre o diretor e o compositor é considerada a maior da indústria cinematográfica.

E a atriz Meryl Streep recebeu sua décima sétima indicação ao Oscar. Meryl, que já têm na prateleira duas estatuetas, é a favorita dos críticos no quesito Melhor Atriz, pelo filme "A Dama de Ferro", no qual interpreta Margaret Thatcher. Apenas fiquei triste com a não indicação de Tilda Swinton neste quesito, por sua milimétrica atuação em "Precisamos Falar Sobre o Kevin" (que deve entrar em circuito esta semana).

Nas próximas edições, retornarei ao tema Oscar, para discutir outros quesitos – como, por exemplo, Melhor Filme Estrangeiro, Melhor Ator, Melhor Atriz Coadjuvante, etc. Por enquanto, fico por aqui, tendo apenas minhas primeiras impressões.

Vale lembrar que a cerimônia do Oscar será realizada no dia 26 de fevereiro, no Kodak Theatre, em Los Angeles. E, enquanto as estrelas de Hollywood estiverem desfilando no tapete vermelho, eu estarei no sofá de casa, babando e torcendo por todas elas!

Boa semana!

Rua Cônsul Francisco Cruz, 3 - Centro - Niterói/RJ

2019 | Design By Stilo