Posse de Rivo Gianini

Tomou posse no Cenáculo Fluminense de História e Letras (presidida pela professora, doutora Matilde Carone Slaibi Conti), o novo acadêmico Rivo Gianini de Araujo. O professor Gianini, como é mais conhecido, foi mestre na Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense; é bacharel e licenciado em Geografia pela UFF, bacharel em Direito pela Cândido Mendes, mestre em Educação e Administração de  Sistemas Educacionais, pela UFF. No magistério foi professor Adjunto da UFF e do programa de Pós-Graduação em Educação e professor do Centro de Tecnologia e Humanidades da Universidade Católica de Petrópolis.


Gianini, além da atuação como professor, foi secretário Municipal de Educação de Niterói, Ouvidor Geral, Consultor Especial em Ciência e Tecnologia e secretário de Governo da prefeitura de Niterói. Foi também presidente do Conselho Estadual de Educação, subsecretário de Educação e subsecretário de Planejamento do Sistema Escolar do Estado do Rio de Janeiro; ainda, diretor da Associação Nacional de Política e Administração, e presidente da Associação Brasileira de Alianças Francesas e presidente do Comitê da Aliança Francesa de Niterói.

É autor do livro: Artes Industriais para o Ensino Fundamental (1977); e co- autor de diversos livros publicados, incluindo o Dicionário dos Educadores Brasileiros (UFRJ-2002).

Foi saudado pela professora, doutora Marcia Pessanha, presidente da Academia Niteroiense de Letras. Rivo Gianini de Araujo ocupará a cadeira 23, patronímica de Alberto de Seixas Martins Torres.

Rua Cônsul Francisco Cruz, 3 - Centro - Niterói/RJ

2019 | Design By Stilo