Pegando Carona na Crise


Na verdade eu nem simpatizo com o prefeito de Niterói, “sociólogo Rodrigo Neves”. Mas, cansado dessa polarização infame entre os adeptos do Lula e outras aberrações, contra os desvairados seguidores de Bolsonaro, não posso me calar diante da chuva de mensagens que tenho recebido no Whatsapp e na caixa de e-mails.

Falam mal e tentam desqualificar de todas as formas o prefeito Rodrigo Neves. Tudo bem que o prefeito tem essa característica de valorizar tudo que faz e super dimensionar seus feitos. Mas, por uma questão de honestidade intelectual não posso me calar diante da tendenciosa campanha para denegri-lo nessa crise, quando em verdade ele está fazendo o que deveria fazer, e essa é sua obrigação!

Concordo quando dizem que durante os seus dois mandatos fez obras como a Transoceânica e o Túnel Charitas- Cafubá, com custos abusivos, dignos de denúncia ao MP e que devem ser investigados na perspectiva de superfaturamento.

Agora, por esta prática e fama de marqueteiro, ser denunciado nessas ações recentes no combate ao Corona Vírus, como se tudo fosse armação e trambique, acho injusto e maldosamente oportunista. No mais, tudo que tem feito é com aprovação da Câmara, incluindo os vereadores que são oposição. Ela aprovou nesta quinta-feira (09/04), em regime de urgência, mais duas mensagens-executivas encaminhadas por ele. Dentro do esforço para mitigar os efeitos provocados pela pandemia da COVID-19.

Vamos aos fatos: Niterói tem um caixa abastado, organizado e com muito dinheiro. A epidemia chegou. É injusto e desonesto usar estes recursos para proteger a população? O que há de errado em mandar lavar as ruas? Dizer que é uma encenação para desviar recursos, é perseguição dos seus opositores. Oferecer dinheiro às pequenas empresas a custo baixíssimo, salvando os micros e protegendo os empregos? Está correto! Se o município tem dinheiro, que seja usado em boa causa.

Mandou dinheiro para ajudar São Gonçalo. Foi muito, foi sim. É discutível ser em forma de doação. Poderia ter sido um empréstimo, a custo zero e para pagar em muitas e longas parcelas. Mas, ajudar o vizinho numa crise é, no mínimo, inteligente. Niterói tem fronteiras com São Gonçalo que se misturam. Pouco adianta combater o vírus internamente, deixando o vizinho à míngua e pronto para nos contaminar. Se temos recursos, que sejam usados em boa causa.

Recebi queixas no Whatsapp que alugou um pequeno hotel no Ingá para abrigar profissionais da saúde e vigilância sanitária por um preço absurdo. Fiz a minha pesquisa e descobri que o montante não será gasto simplesmente. A verba ficará disponível, mas não significa que será gasta integralmente. Nesse hotel é comum cobrar 285 reais pela diária. Nesse contrato sai a 90 reais por cabeça, quando usar. Está ruim?

Outra denuncia que contratou sem licitação uma lavanderia para lavar coletes dos policiais. São 300 mil reais destinados e usáveis em cinco meses. Também não significa que tudo será gasto. Ficará disponível, mas poderá ter outro valor a menos. Mas, se for, considerando que são 300 coletes, e se forem lavados diariamente, significam 9.000 lavagens por mês, que multiplicadas por cinco meses dá 45 mil peças lavadas. É só dividir pelos 300 mil que vamos encontrar o custo unitário que é algo em torno de $5,50 - por peça lavada. É absurdo? Não é, e está até barato.

Mas, quando mandam as mensagens, já chegam chamando de ladrão, corrupto, pilantra e oportunista. É injusto, pelo menos nessa questão da Covid 19.

Não sou partidário dele, acho que as cinco ações que existem contra ele vão prosperar e talvez se dê mal; como foi preso, e poderá voltar. Mas, se demorar muito poderá até virar governador ou deputado Federal, Aí, terá foro privilegiado, e quem sabe... Talvez encontre uma saída.

Ele exagera sim, Fechar as portas da cidade foi um ato desmedido e sem sustentação legal. Mas, a intenção, apesar do efeito de mídia, foi proteger o município. Se deixar solto se atrapalha, se perde na sua ansiedade compulsiva. Mas, trabalha muito, não pára e nem descansa.

Está usando o cargo para se promover? Está sim, mas quem não estaria? Vamos deixar de hipocrisia e romantismo. Ele usa as armas que dispõe e o faz com muita desenvoltura, propriedade e inteligência. Os opositores é que encontrem as falhas. Mas, não vale inventar e nem torcer a verdade.

Ele tem muitos defeitos. Mas, nesse tocante ao Corona Vírus foi habilidoso, rápido, com um senso imenso de uso legitimo das oportunidades.

Podem falar o que quiserem, mas dessa vez, ele saiu na frente dos demais.

Rua Cônsul Francisco Cruz, 3 - Centro - Niterói/RJ

2019 | Design By Stilo