O Espaço Cinema da Câmara

A exibição do documentário “Roberto Silveira, a pedra e o fogo”, de Otávio Escobar,  e o lançamento do livro “Escolas municipais de Niterói e seus patronos”, do professor e historiador Salvador Mata e Silva, em parceria com Penha Maria Machado Diegues e Neuza Feijó Machado na última quarta-feira, dia 11 na Câmara de Vereadores, comemoraram os 69 anos do lançamento da obra de Mata e Silva. Ele recebeu amigos e convidados que lotaram o hall de entrada do Legislativo niteroiense. Entre os presentes o ex-prefeito de Niterói, Waldenir de Bragança; a ex-secretária municipal de Educação, Maria Felisberta; e os vereadores Paulo Bagueira e Carlos Magaldi, respectivamente, presidente e vice da Câmara.

A obra mostra o perfil bibliográfico de personalidades que dão nome as 38 escolas municipais. A criação da Rede Municipal de Ensino e da Fundação de Educação também são descritas na introdução. Em seguida  no Auditório Cláudio Moacyr  foi exibido o filme sobre a vida do ex-governador Roberto Silveira. O ex-governador do antigo Estado do Rio, Roberto Teixeira da Silveira, como conta o historiador Mata e Silva, um dos colaboradores do Espaço Cinema, foi jornalista, advogado e um dos políticos de maior ascensão em sua época. Teve a carreira interrompida por conta da explosão do helicóptero que o levaria para sobrevoar áreas inundadas no Norte e Noroeste Fluminense. Roberto Silveira era casado com Ismélia Saad da Silveira, com quem teve três filhos: Márcia, Maria Auxiliadora e Jorge Roberto Silveira, quatro vezes prefeito de Niterói.

O Projeto Espaço Cinema prossegue no próximo dia 25 de julho, com “Mauá o Imperador e o Rei”, de Sergio Resende. A entrada é gratuita e 49 senhas serão distribuídas no hall de entrada, às 17h30, meia hora antes do começo da exibição.

Rua Cônsul Francisco Cruz, 3 - Centro - Niterói/RJ

2019 | Design By Stilo