Niterói Comemora o Dia Internacional do Idoso

A Câmara de Vereadores participa, na próxima segunda-feira, 1º de outubro, das comemorações pelo Dia Internacional do Idoso. Promovido pelo Conselho Municipal de Defesa e Direito da Pessoa Idosa (COMDDEPI), tem início às 16 horas, com apresentação do coral do Capen (Clube de Aposentados e Pensionistas), sob a regência do maestro Josias Freitas. Segundo a presidente do COMDDEPI, Sônia Rocha, o evento tem o objetivo de sensibilizar a sociedade para as questões que envolvem o processo de envelhecimento da população. É muito importante o engajamento de todos para o alcance de políticas mais eficazes em defesa e direito dos idosos _ ressalta Sônia.

O presidente do Legislativo niteroiense, vereador Paulo Bagueira (PPS), lembrou que a Casa tem diversas iniciativas voltadas para o direito dos idosos.

Apenas em 2012, por exemplo, estão em tramitação os projetos que autoriza os motoristas de ônibus a pararem fora dos pontos para idosos e deficientes, o que proíbe o atendimento no segundo andar das agências bancárias e o que destina local de atendimento especial em supermercados, shoppings e demais estabelecimentos comerciais. Todos os vereadores da atual legislatura estão sensíveis às demandas da terceira idade _ destaca Bagueira. Conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a cidade de Niterói possui 83.326 pessoas com mais de 60 anos, o que corresponde a 17,09% da população. Para Sônia Rocha, o município tem importantes avanços nas políticas de direito da pessoa idosa, mas os desafios ainda são muitos.  Niterói é um município que tem demonstrado pioneirismo e avanços na discussão da política em defesa e direito dos idosos. No entanto, temos que transformá-los em conquistas concretas, como um melhor sistema de saúde, segurança e também na questão do transporte público, campeão de queixas da população idosa. Temos conquistas, mas ainda são poucas. O caminho a percorrer ainda é muito longo, e só com a mobilização da sociedade e dos idosos, em particular, vamos avançar, diz Sônia Rocha. O Dia Internacional do Idoso é comemorado, anualmente, em 1° de outubro e foi instituído, em 1991, pela Organização das Nações Unidas (ONU) com o intuito de sensibilizar a sociedade para as questões do envelhecimento e para a necessidade de se criar redes de proteção e cuidados à população idosa. Câmara Municipal de Niterói. Av. Ernani do Amaral Peixoto nº 625 - Centro. Niterói.

Rua Cônsul Francisco Cruz, 3 - Centro - Niterói/RJ

2019 | Design By Stilo