Marias Brasilianas: A Arte do Fio

Produzido pelo Instituto de Arte Tear, dança, teatro e música será apresentado no espetáculo Marias Brasilianas: Arte do Fio,  no Teatro Municipal de Niterói, nos dias 29 e 30, às 21 horas,revelando de maneira poética, o processo de criação de fiandeiras, tecelãs, rendeiras e bordadeiras brasileiras.

Durante 80 minutos, será apresentada ao público a arte de transformar o algodão em fio, o fio em tecido, renda e bordado - ofícios-milenares femininos, entremeados às histórias de vida e aos contextos sociais e culturais das mulheres artistas de várias regiões do Brasil.

Temperado pela intertextualidade das palavras, imagens, gestos, coreografias e composições originais, executadas pelos jovens artistas da Cia Cirandeira, Marias Brasilianas: Arte do Fio trança narrativas que desvelam nossos vários Brasis.

Para a criação do espetáculo foram realizadas pesquisas com as fiandeiras de Olhos D´Água (GO) e de Francisco Badaró (MG), as tecelãs de Divina Pastora (SE) e as bordadeiras da Família Dumont (Vale do Rio São Francisco - MG); além  de Berilo (Vale do Jequitinhonha – MG); as rendeiras de Riacho Doce e Marechal Deodoro (AL). Através de um levantamento das danças e festas populares específicas das 

regiões pesquisadas, foram re-significadas para as composições cênicas.

A CIA Cirandeira foi criada em 2004, é a companhia artística do Instituto de Arte TEAR, composta por 30 jovens artistas, de 18 a 25 anos. O trabalho da CIA está organizado em três eixos: conhecimento e aprofundamento das linguagens artísticas (teatro, dança e música); ampliação dos acervos culturais; produção e montagem de espetáculos artísticos.

O TEAR atua desde 1980 nas áreas da Educação, Arte e Cultura, sendo reconhecido, como Ponto de Cultura, em 2005 pelo MinC e em 2010 pela Secretaria de Cultura do RJ. Tem como missão promover o desenvolvimento humano, nas dimensões éticas e estéticas, através da Arte-Educação, contribuindo à transformação social. Seus programas de atuação são: formação artístico-cultural, produção artístico cultural e mobilização local e comunitária.

O espetáculo é livre, com ingressos a R$10,00, e o  endereço é: Rua XV de Novembro, 35 – Centro, de Niterói.

Rua Cônsul Francisco Cruz, 3 - Centro - Niterói/RJ

2019 | Design By Stilo