Isso é Coisa de Criança?

Isso é coisa de criança... Você já está velho demais para ficar jogando esses joguinhos infantis... Quando você vai crescer?

Essas são apenas algumas das frases ouvidas por muitos “gamers” aficionados pelo mundo dos jogos, muitas vezes ditas por algum familiar que desconhece a verdade sobre esse mercado. Videogame não é coisa de criança e muito menos brincadeira, trata-se de uma das indústrias mais poderosas do mundo, sendo maior que a indústria cinematográfica e o mercado fonográfico. Só este ano deve movimentar 68 bilhões de dólares, o que significa um crescimento de 27% em relação ao ano passado.Esse aumento se deu principalmente com a venda de games como “Diablo 3”, “Max Payne 3”, “Tom Clancy’s Ghost Recon: Future Soldier”, “Prototype 2”, “NBA 2K12”, “Call of Duty: Modern Warfare 3”, “Sniper Elite V2”, “Battlefield 3”, “Dragon’s Dogma”, “Just Dance 3”, entre outros.

É verdade que o videogame era considerado um brinquedo infantil há alguns anos, mas as crianças cresceram e a tecnologia evoluiu e mudou muito. Hoje, ainda temos os jogos infantis, contudo temos também jogos para adultos, inclusive alguns proibidos para menores de 18 anos.

Não é a toa que a maior parte dos consumidores dos games já saiu da adolescência. Nos Estados Unidos, por exemplo, a idade média do “gamer” é de 30 anos, são jovens que tiveram suas infâncias marcadas pelos games e fizeram destes algo importante e presentes em sua vida adulta. Essa indústria é tão extraordinária que foi um dos temas discutidos no seminário de marketing 2.0 realizado em Curitiba, em agosto deste ano. No evento, pesquisadores debateram a potencialidade da publicidade em games, estudando este, como o maior mercado de entretenimento do mundo e uma plataforma de comunicação muito eficaz, visto que os consumidores dedicam horas do seu dia a ela, algo muito maior que a qualquer outra mídia. Para finalizar cabe a pergunta: Será que sabemos os reais potenciais mercadológicos do videogame, enquanto mídia e plataforma de comunicação e de que maneira essa publicidade pode ser e é feita? Mas isso é tema para outra edição. Até a próxima...

Rua Cônsul Francisco Cruz, 3 - Centro - Niterói/RJ

2019 | Design By Stilo