InstaTOK

O Instagram é uma das redes sociais que se atualiza com mais frequência, disponibilizando novos recursos e funções. Foi assim que a rede social incluiu os stories e acabou com o Snapchat, e agora o novo alvo é acabar com o TikTok.

Foi anunciado no ultimo dia 23, a função “Reels ’’, uma continuação do recurso “Cenas” quem vem sendo testado no Brasil. A novidade adiciona uma nova seção nos perfis, que vai reunir vídeos curtos e que tenham algum tipo de efeito ou de edição.

Até então, o Cenas não tinha um espaço definido para exibição: ele era uma versão das Stories e aparecia dessa maneira quando publicado. Os pequenos vídeos feitos pelos usuários também eram inclusos em uma parte específica da seção Explorar.

Segundo o vice-presidente de produto do Instagram, há uma necessidade por vídeos que tenham curta duração que sejam criativos. Para ele, com o teste do Cenas no Brasil, o Instagram percebeu que a duração dos stories (24 horas) não era compatível com o trabalho por trás de um vídeo editado. Por isso, escolheram criar uma seção para que esse tipo de conteúdo ficar armazenado.



Diferente de redes como o TikTok, em que uma publicação pode ser exibida para todos os usuários, o conteúdo no Instagram é principalmente distribuído entre os seguidores dos usuários. Nesse sentido, o compartilhamento do Reels será igual ao do TikTok, com o usuário podendo escolher se quer que o vídeo seja apresentado na aba Explorar do app.

Segundo o criador, esse conteúdo vai ser exibido com algoritmo de indicação, com base nos interesses do usuário. Outra “copia” do TikTok é a possibilidade de ver os Reels já feitos com um áudio e poder dublá-lo ou reagir a ele.

Como funciona?

Para criar, o processo é o mesmo que já acontecia com o Cenas: existe uma funcionalidade específica para esse conteúdo na parte da câmera.

Áudio: é possível selecionar uma música ou um áudio que já existe na biblioteca do Instagram;


Velocidade: permite acelerar ou diminuir a velocidade dos quadros do vídeo;

Temporizador e contagem regressiva: permite ao usuário gravar com as mãos livres ou sincronizar a gravação com a música escolhida;

Filtros e efeitos do Instagram: os filtros que já existem na rede social, como tela verde, estarão disponíveis;


Ferramenta de edição: permite fazer cortes e adicionar novas cenas ao vídeo, com diferentes trechos, que podem ser ordenados. Também é possível revisar o trecho clicando na imagem, ou excluí-lo e gravá-lo novamente.

Rua Cônsul Francisco Cruz, 3 - Centro - Niterói/RJ

2019 | Design By Stilo