Game Cinematográfico

Foi lançado recentemente, um game exclusivo para PS4 que homenageia os filmes de suspense dos anos 90 e ao mesmo tempo surpreende pelo poder de imersão que provoca no jogador. Trata-se de “Erica” um game que funciona como um Thriller interativo. Nele, os jogadores acompanham o desenrolar de uma trama repleta de mistérios, onde cada decisão pode levar a rumos bem diferentes e surpreendentes.


Erica é um jogo que carrega uma trama tensa. Nele, você assume o controle da protagonista que dá nome ao jogo, e que precisa ajudar um detetive a solucionar um assassinato que envolve uma série de mistérios como o passado da personagem.

O desfecho do enredo é cirurgicamente encaminhado para rumos moldados de acordo as decisões do jogador. Em outras palavras, em determinado momento, uma simples decisão de ir ou não para um local pode mudar completamente a trama, levando a finais bem diferentes. Isso faz com que o jogo tenha um fator replay altíssimo, até pelo tempo de conclusão, cerca de 2 a 3 horas.


O que mais agrada aos fãs é a forma como o roteiro não entrega os desfechos da trama. Por mais que você esteja confiante nos rumos de a personagem vai tomar, e em quem realmente deve confiar, a história te afronta e surpreende e mostra que não é bem assim como você pensa. E para completar, todo o jogo está localizado, ou seja, conta com legendas e dublagem em português, que não deixa em nada a desejar com um excelente trabalho feito por nossos dubladores brasileiros. O único deslize é que muitos documentos, textos e anotações encontrados por Erica acabaram não sendo traduzidos, o que prejudica bastante os que não dominam o inglês.

Pensar nos gráficos de Erica é um tanto estranho, afinal, estamos diante de um filme interativo com atores e cenários reais. Entretanto, ainda é possível deixar uma crítica e um elogio para o contexto visual do game.

O elogio é justamente para a qualidade das imagens. A sensação é a de estar assistindo um filme em 4K, que encanta os olhos em uma fotografia muito bem feita, principalmente por se tratar de um game e não uma obra cinematográfica que será exibida em cinemas ou plataformas de streaming.


E a crítica é para a construção de alguns cenários do jogo, pois as principais locações da parte final do enredo foram gravadas em lugares cuja composição não é a das mais convincentes, o que quebra um pouco o realismo do jogo justamente no momento em que o foco maior é o desenrolar da trama.

Até a próxima!

Rua Cônsul Francisco Cruz, 3 - Centro - Niterói/RJ

2019 | Design By Stilo