Enfim Chegamos em 2012! Ano que alguns acreditam carregar o fim do mundo...

E apesar parecer realmente um pouco fora da realidade e do nosso cotidiano, de algum jeito ele realmente pode estar se aproximando... Ou pelo menos um dia que pode representar,  talvez não o fim, mas uma inacreditável paralisação do “Movimento da Terra”.

Ou não podemos encarar como um dia de Apocalipse se o Google, a Amazon e o Facebook resolverem, ao mesmo tempo, paralisar todos os seus serviços?

Pois é isso que as três grandes forças da Internet e outros poderosos pretendem fazer em protesto a um projeto de lei americano apelidado de SOPA, que já tem o apoio de empresas como gravadoras, produtoras cinematográficas e até produtoras de jogos eletrônicos.

Esse projeto de lei, que quer dizer “Stop Online Piracy Act”, visa proteger os produtores de conteúdo da proliferação indevida e não-remunerada de suas criações e vem sendo encarado pelas três forças como uma ferramenta judicial que poderia dar poder de censura a quem não deve tê-lo, "bloqueando" a transmissão de informações na internet.

Para se ter uma idéia das ações que podem ser aprovadas com este projeto, se, por exemplo, um filme for distribuído de forma pirata na Rede, isso pode valer uma pena que vai desde bloqueio do canal que hospeda o arquivo a até um processo judicial e prisão dos proprietários do canal.

Assim, as consequências para toda a Internet podem ser mais negativas que positivas, já que é impossível controlar todos que usam a Rede para que ninguém mais pirateie e poste links dessa natureza.

E para aumentar a tensão, Twitter, Wikimedia (responsável pelo Wikipédia), Yahoo!, AOL, entre outros, também podem fazer parte deste protesto que já está sendo chamado de Blackout, e que também tem a simpatia da Apple e do Mozzila, que, inclusive (este último) já teve seu dia de protesto retirando o site do ar há pouco tempo pelo mesmo motivo.

Como essa espécie de G8 da Internet ainda está num período de discussão sobre como levar esse protesto a frente, esse ‘apagão digital’ ainda não tem uma data certa de acontecer, nem se realmente vai a frente, mas a problemática é grande e vale muito a pena ser acompanhada de perto por todos os interessados, ou seja, todos nós,principalmente durante este mês, já que a data para a votação desse projeto de Lei  está prevista para o dia 24 de janeiro.

Então, vamos acompanhar...

Até lá, boa internet pra você e Feliz 2012!

Rua Cônsul Francisco Cruz, 3 - Centro - Niterói/RJ

2019 | Design By Stilo