DIZ pra mim... (que eu conto)


- O podcast da Academia Niteroiense de Letras, com seu projeto cultural da nova gestão acadêmica, está na mídia mostrando os talentos da nossa cidade. O primeiro, já no ar, é o fotógrafo David Alexandrisky, com apresentação do presidente da ANL Edgard Fonseca, montagem com o apoio da FOCUS (leia-se acadêmico Alberto Araújo), em uma idealização deste colunista, também acadêmico. A seguir virão, Sávio Soares de Sousa, Magda Belotti, Antônio Machado, Lauro Gomes, Wanderlino Teixeira Leite Netto e Neide Barros Rêgo.


- De 07 de agosto e 18 de setembro de 2021, no Espaço Cultural Correios Niterói (Av. Visconde do Rio Branco, 481 – Centro, Niterói – RJ), está instalada a exposição “Imigração Italiana para o Rio de Janeiro”, com extensão para Niterói e São Gonçalo. A mostra consiste em documentos, fotografias, textos, anotações, anúncios, matérias de jornais e entrevistas de imigrantes e seus descendentes.

Funciona de segunda a sexta, das 11h às 18h; sábado das 13h às 17h. Não abre aos domingos e feriados. A visitação é gratuita e segue os protocolos de segurança.

- Acesse o Edital de Seleção SMC/FAN nº 01/2021, de Apresentação de Projetos Culturais para Incentivo Fiscal, e inscreva-se para a captação de recursos, via Lei de Incentivo Fiscal do município (ISS). Cerca de R$ 3 milhões serão destinados ao setor.


- É com imenso pesar que registramos o falecimento da escritora Cyana Leahy-Dios. A cultura niteroiense, cada vez mais ficando empobrecida. Cyana vai fazer falta!


- O novo livro do poeta e fotógrafo Saint-Clair Machado Mello, "Viagem por nuestra América", lançado pelo Clube dos Autores, narra a aventura de cinco jovens brasileiros pela América Latina, partindo de Niterói, RJ, Brasil, e passando pela Bolívia, Peru, Chile e Argentina. Imperdível a leitura!