Burrice em Tempos de Informação

Não é segredo que quanto mais a tecnologia avança, mais algumas pessoas regridem chegando quase a tempos da santa ignorância. É o que está acontecendo no reino unido, quando um grupo de fanáticos conspiracionistas passou a incendiar torres de 5G após uma fake News espalhar na internet que a tecnologia de transmissão de dados tem ligação com a CODEVID-19.

De acordo com a BBC, torres de 5G vem sendo incendiadas e tendo seus vídeos dos atentados postados no facebook, onde grupos fanáticos discutem sobre o 5G fazer mal à saúde e estão relacionados à pandemia do novo coronavírus.

A teoria mais forte sobre o assunto afirma que o vírus começou a ser disseminado em Wuhan, na China, porque a cidade estava testando a tecnologia 5G. Agora, a Covid-19 estaria se espalhando por cidades que também utilizam a tecnologia.Além disso, uma entrevista dada por uma enfermeira a uma rádio comunitária britânica se espalhou pela internet, onde ela dizia que o 5G suga o oxigênio dos pulmões das pessoas.



As conspirações, porém, não passam de mentiras sem nenhum fundamento. O novo coronavírus, inclusive, já se espalhou por cidades e países que ainda não fazem uso do 5G, como é o caso do Brasil.O diretor geral da GSMA, organização que representa as empresas de telefonia no mundo todo, já reiterou que a rede 5G não representa qualquer riscos à saúde.

A união dos fanáticos conspiracionistas é tão forte que já circula um vídeo onde uma mulher ataca verbalmente trabalhadores que estavam instalando redes de 5G, alegando que o trabalho deles vai “matar todo o mundo”. Os danos causados pelos incêndios afetam não só os serviços de telefonia móvel das regiões, mas também serviços essenciais à população no momento da pandemia da Covid-19.

O Departamento de Digital, Cultura, Mídias e Esportes do Reino Unido afirmou que é papel das redes sociais controlar informações falsas.Depois que a história dos incêndios ganhou as manchetes de jornais, um dos principais grupos no facebooksobre o assunto foi excluído. É a barbárie por completo que sai das redes e fere a sociedade. Onde vamos parar nesse mundo de burrice e mentiras.

Rua Cônsul Francisco Cruz, 3 - Centro - Niterói/RJ

2019 | Design By Stilo