Apoio a Quem Trabalha


O Jornal Diz sempre apoiou as campanhas e movimentos para proteção animal. Cotidianamente recebemos pedidos e releases de pessoas e entidades voltadas para a causa animal. Independente de esforços pessoais e personalizados acreditamos em realizações efetivas e duradouras. Faz-se necessário citar que na Câmara dos Vereadores de Niterói existem projetos de Lei, emendas e indicações legislativas referentes ao assunto que se encontram em tramitação, algumas já com aprovação das comissões inerentes, e já na mesa diretora para aprovação; ou ainda, dependendo apenas da sanção do executivo municipal.

Recebemos informações do gabinete do vereador Casota, onde constam dezenas de indicações legislativas em prol da causa animal. Entre as principais proposições destacamos: Emenda Nº 001 ao Projeto de Lei Nº 00089/2019: que disciplina o acesso e a permanência de animais em lugares públicos e o trânsito e permanência de cães nas praias e Logradouros Públicos; Projeto de Lei Substitutivo nº 001/2019 ao PL nº 169/2019 - Dispõe sobre a proibição de uso e comercialização de coleira de choque, eletrônica ou de eletricidade estática para animais domésticos; Projeto de Lei Nº 00174/2020 - torna obrigatória a microchipagem de animais domésticos e comunitários. Significa uma proteção para o animal, pois carrega no seu chip implantado todas as informações a seu respeito, incluindo dados e problemas de saúde. Este projeto encontra-se em análise pela CCJ da Câmara; Requerimento Legislativo nº 002/2020 (11/02/2020) - cria medidas pertinentes ao recolhimento de animais domésticos (cães, gatos etc.) em situação de abandono nas ruas de Niterói, incluindo a criação de um abrigo para acolhimento transitório desses animais em situação de risco.

Para fazer justiça ao trabalho do vereador é necessário que ele conclua os seus projetos e indicações, muitos com todas os tramites aprovados e dependendo apenas da mesa diretora,

Muito se fala a respeito de vereadores que nada fazem, mas constatamos também que aqueles de muito fazem encontram barreiras, algumas de caráter processual, com passagem obrigatória por comissões, ou apenas para sanção do prefeito. O vereador Casota está vereador por meio mandato, e em menos de dois anos fez muito mais que outros que lá estão há muitos anos.

Apoiamos quem trabalha e realiza, da mesma forma que criticamos a inércia e a incapacidade parlamentar. Estamos apoiando todos estes projetos do vereador Casota, que julgamos necessários ao bem estar da população. Estaremos vigilantes para aprovação final e implantação.