A Opção de Compras Pela Internet

O comércio via internet está hoje num patamar elevadíssimo no Brasil e no mundo. Milhões de transações são realizadas e bilhões de dólares, euros e demais moedas movimentam e empregam muita mão-de-obra. Os produtos vendidos na internet muitas vezes têm o seu preço menor do que aqueles vendidos em loja. Isto ocorre porque os custos de manutenção de uma única loja virtual são extremamente mais baixos do que uma loja física, onde se precisa contratar mão de obra específica, pagar aluguéis, contas de luz, alvarás, atender aos critérios da fiscalização, além dos encargos sociais de todos... Enfim, as vantagens da loja virtual são muitas, o que permite operar com preços mais baixos quando clicamos com o mouse e compramos pela internet. Porém, o sucesso de uma loja na internet necessita de alguns conceitos básicos, que o consumidor brasileiro já exige de pronto. Entre eles está a garantia da efetiva entrega e o cumprimento dos prazos. Estes quesitos básicos que o consumidor brasileiro está exigindo, colocaram em risco de sobrevivência três importantes lojas de vendas pela internet: Americanas.com, Submarino e Shoptime, todos da empresa B2W, Companhia Global do Varejo e-Fácil. Simples: eles vendiam e não conseguiam entregar. Milhares de consumidores reclamaram e a justiça de SP mandou parar a venda por alguns dias, para que a entrega fosse garantida ao consumidor. Problemas com as empresas que vendem produtos que ainda não estavam em seus estoques é o mais comum deles, pois basta o fornecedor atrasar um único dia que o efeito cascata se impõe, derrubando as entregas futuras, criando uma bola de neve de falhas. Eu mesmo comprei um produto de primeira necessidade para a entrega até 2 dias antes do Natal passado e, logo após a confirmação do pagamento, recebi uma mensagem dizendo “a entrega do seu produto irá atrasar 7 dias”. Eu, com todo o cuidado, enviei resposta de forma simples: “o produto comprado é imprescindível e, caso a entrega não se realize na data constante no site (imprimi tudo para servir como prova), irei procurar o judiciário”. Recebi o produto um dia antes do constante no site. Mas, prezado leitor, isso tudo poderia ser evitado se as empresas, simplesmente, cumprissem a lei e respeitassem o consumidor. Sim, nós temos o PROCON, possuímos o Judiciário, mas creio que nem sempre são suficientes. Nestes casos, a empresa B2W já começa a apresentar perda da sua credibilidade, com quedas importantes nas vendas, acendendo uma bela luz amarela em seus diretores. O consumidor brasileiro já está bastante informado e já busca em outras lojas na internet o atendimento que não consegue obter em grandes conglomerados como a B2W, ou seja, Americanas.com, Submarino e Shoptime. O consumidor já procura e confia em sites menores, com atendimento quase pessoal e personalizado. Tendo sempre atenção em guardar tudo relativo à compra, exija a nota fiscal e fique tranqüilo. Alguns sites possuem até uma nota de avaliação das lojas, fornecida pelos próprios consumidores. Você encontra, por exemplo, no Buscape.com.br, onde você compara e encontra o produto mais barato. Mas, fique de olho na avaliação. É importante não cair em algumas armadilhas, como ocorreu com o antigo Stopplay, extinto pela Justiça e seus sócios procurados pela polícia.

Rua Cônsul Francisco Cruz, 3 - Centro - Niterói/RJ

2019 | Design By Stilo