130 Anos da Nintendo


No dia 23 de Setembro de 2019, A Nintendo completou 130 anos de existência. Fundada no ano de 1889 em Quioto, no Japão, como uma fabricante de cartas, a empresa evoluiu muito ao longo dos anos, fazendo a transição dos jogos analógicos para os eletrônicos com sucesso. Para celebrarmos esse feito, nesta edição relembrarei 4 momentos marcantes da empresa no mundo dos games.

1 – A crise dos games nos anos 80

Na década de 80, o Atari dominava o mercado de games, porém não conseguia controlar a pirataria, o que saturou o mercado com jogos de baixa qualidade.A solução veio da Nintendo através do lançamento do NES (Nintendinho). Através de um maior controle sobre a qualidade dos games, a empresa revolucionou ao lançar Super Mario Bros.


2 – Controles de NES e SNES

Antes da chegada de NES e SNES, os jogadores estavam acostumados com joysticks de poucos botões. Mas a Nintendo decidiu renovar a fórmula que todos conheciam. O controle de NES foi o primeiro a introduzir o “directional”, um padrão que persiste até hoje nos videogames. Além disso, os consagrados botões de ação, A e B, e a dupla “Start” e “Select” também surgiram nesse controle.

3 – A revolução do Nintendo 64

O Nintendo 64 chegou com a promessa de ser o console mais potente até então. Seu processador tinha o dobro de desempenho dos concorrentes. O clássico Super Mario 64, lançado em 1996, marcou época por ter sido o primeiro game completamente em 3D da história. Outro grande marco foi The Legendof Zelda: Ocarina of Time, um dos pioneiros do gênero de mundo aberto, considerado até hoje como um dos melhores jogos já feitos.

4 – Portátil de Mesa?

Nos últimos anos, as pessoas começaram a duvidar que a Nintendo ainda pudesse manter a filosofia de inovar dentro da indústria. Foi então que surgiu Switch: um videogame que pode ser jogado tanto como portátil quanto como console de mesa, provando que ainda é capaz de criar novos conceitos e aplicá-los a seus produtos de forma efetiva.

O Nintendo Switch foi lançado no começo de 2017 e se tornou um sucesso instantâneo no Japão. A popularidade do console ainda está crescendo pelo mundo, mas já demonstrou seu potencial com excelentes títulos exclusivos, como os impressionantes Super Mario Odyssey e The Legendof Zelda: Breathofthe Wild, além de ter uma extensa biblioteca de jogos indie.

Rua Cônsul Francisco Cruz, 3 - Centro - Niterói/RJ

2019 | Design By Stilo